Em 28 de julho de 2025, teve início a fase romana do processo de beatificação do Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, SCJ, sacerdote dehoniano e fundador da Comunidade Bethânia, destinada a dependentes químicos e pessoas marginalizadas no Brasil.
Durante este tempo de graça em que celebramos o Jubileu Dehoniano (2024-2028), nossa Congregação se alegra com o início da fase romana do processo de beatificação do Servo de Deus P. Léo Tarcísio Gonçalves Perereira, SCJ.
No dia 28 de julho de 2025, foi entregue ao Dicastério para a Causa do Santos uma extensa documentação com testemunhos e relatos reunidos durante a fase diocesana realizada em Florianópolis, no sul do Brasil. Para este momento importante, estiveram presentes o presidente do Instituto Padre Léo e membro da Comunidade Bethânia (fundada pelo Servo de Deus), P. Waldomiro Lúcio Tardivo Filho, o vigário geral da Congregação SCJ, P. Levi dos Anjos Ferreira SCJ, o conselheiro geral, P. Willyans Prado Rapozo SCJ e o postulador da causa, Sr. Paolo Villota.
Fr. Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, SCJ
O Servo de Deus P. Léo nasceu em Delfim Moreira em 9 de outubro de 1961, fez sua primeira profissão em 25 de fevereiro de 1984 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1990. Faleceu em 4 de janeiro de 2007 em São Paulo, por complicações de linfoma.
Como religioso e sacerdote dehoniano, atuou na pastoral paroquial, na área da educação, mas se destacou principalmente na fundação de uma comunidade de acolhida de dependentes químicos e outras pessoas em situações de vulnerabilidade. Foi conhecido no Brasil pelo seu modo peculiar de evangelizar através dos meios de comunicação, usando de um inteligente humor, carregado de profunda espiritualidade.
P. Léo certamente soube viver o carisma dehoniano do amor e da reparação, especialmente em favor dos mais marginalizados. Acolhia a todos, sem distinção, com um generoso sorriso e abraço apertado. Tocado pelo amor do Coração de Cristo, ele próprio viveu um profundo processo de conversão e quis compartilhar este amor com aqueles que se encontravam feridos pelo pecado. Inspirado pelo apóstolo Paulo, e mesmo fragilizado pela doença, não cansava de repetir o convite: “Buscai as coisas do alto!” (Col 3,1).
Em 7 de março de 2020, o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, acolheu a causa de beatificação do P. Léo. A fase diocesana foi concluída em sessão solene no dia 21 de junho de 2025, na sede da Comunidade Bethânia, quando os documentos foram selados pelo arcebispo e encaminhados ao Vaticano.
Seguimos em constante oração para que o exemplo de nosso confrade seja reconhecido pela Igreja e que Deus seja louvado através do seu testemunho de vida. Que P. Léo e P. Dehon, unidos a tantos santos que nos precederam, intercedam junto ao Coração de Jesus para que nós também continuemos firmes no nosso caminho de santidade.