“Férias Úteis” é uma iniciativa dos Leigos Dehonianos da Paróquia de São Timóteo em Bonabéri, Camarões. A edição de julho–agosto de 2025 ofereceu formações práticas a 53 crianças entre 3 e 15 anos.
“Educar é semear nas almas sementes de vida que germinarão no futuro.” dizia o P. Leão Dehon. Com este espírito, os Leigos Dehonianos da Paróquia São Timóteo de Sodiko, em Bonabéri, na cidade de Duala, sob a orientação do padre Théophile Mbopda, tiveram a feliz ideia de tornar as férias das crianças mais proveitosas. Assim nasceu o projeto chamado Férias Úteis. Realizou-se no recinto paroquial de 28 de julho a 9 de agosto de 2025, com a participação de 53 crianças, meninos e meninas entre 3 e 15 anos, acompanhados com amor e paciência todas as tardes, de segunda a sexta-feira.
Acompanhamento, educação e formação das crianças
Este projeto de valorização do tempo de férias tinha como objetivo oferecer às crianças pequenas formações práticas e intelectuais em diversas áreas:
-
Línguas: “Aprender não é encher um vaso, mas acender um fogo.” (Montaigne). Este ateliê permitiu às crianças reforçar os conhecimentos escolares e redescobrir a alegria de se expressar com confiança.
-
Culinária: Um espaço de autonomia e criatividade. Como recorda o Papa Francisco: “A educação não é apenas encher a cabeça de ideias, mas aprender a usar as mãos e o coração”. Um ateliê muito apreciado pelos participantes.
-
Atividades desportivas: Na fraternidade e no jogo, as crianças descobriram que o desporto é uma escola de lealdade, superação e solidariedade.
-
Informática: Uma iniciação ao mundo digital, para abrir as crianças a uma realidade em constante transformação. “O futuro pertence àqueles que se preparam hoje.” (Malcolm X).
-
Artesanato: Entre contas, lã e croché, as crianças deram asas à imaginação. Como lembrava Maria Montessori: “A mão é o instrumento da inteligência”.
Um encerramento cheio de emoção
No domingo, 10 de agosto, durante a missa das 10h30, as crianças receberam o seu certificado de participação. Sorrisos, cânticos e orações marcaram este momento de reconhecimento e gratidão. O nosso agradecimento vai para as almas generosas que apoiaram a iniciativa, para os monitores pelo seu empenho, e sobretudo ao Bom Deus pela sua graça e fidelidade. Como dizia ainda o Padre Dehon: “Dar a vida pelos outros é a forma mais bela de realizá-la.”
Uma semente de esperança
Através de Férias Úteis, uma semente de vida, alegria e fé foi depositada no coração das crianças. Assim acreditamos, com o Padre Dehon, que “o futuro pertence às almas generosas que sabem doar-se”.