Assembleia regional no Canadá: mais uma reflexão sobre «Dilexit nos»
Os Dehonianos da Região do Canadá reuniram-se em Assembleia de 25 a 28 de agosto de 2025, com vários pontos na pauta, entre os quais o estudo da última encíclica do papa Francisco, Dilexit nos.
Galilee Centre de Arnprior, Canadá
A Assembleia regional deste ano jubilar iniciou-se em 25 de agosto com a oração do Jubileu Dehoniano e o canto do Veni Creator. Os membros presentes partilharam acontecimentos e situações vividas no último ano, num ambiente de escuta mútua e de espírito fraterno.
Os trabalhos propriamente ditos começaram no dia seguinte. No seu discurso de abertura, o Pe. Gustave Lulendo N’dotony, Superior regional, agradeceu a todos os que contribuíram para a preparação desta assembleia. Em seguida, traçou um panorama da Região, sublinhando a internacionalidade, a interculturalidade e a intergeracionalidade vividas na Região e nas suas três comunidades. Destacou também o facto de esta assembleia ocorrer no contexto do duplo jubileu da Congregação.
Dilexit nos
O restante do dia foi dedicado a uma reflexão sobre a quarta e última encíclica do papa Francisco, Dilexit nos. Com a ajuda do Sr. Joe Gunn, um leigo há muito tempo engajado na pastoral social, os participantes refletiram sobre a pertinência da mensagem da encíclica para o ministério dos Dehonianos no Canadá, reflexão que os levou a projeções mais práticas: como poderia a Região do Canadá responder aos sofrimentos do mundo no contexto atual?
Notícias
Nos dias seguintes, entre outros temas, houve uma reflexão sobre a carta programática escrita pelo Superior regional. O objetivo foi propor soluções concretas para os desafios identificados nessa carta. Além disso, o Pe. Willyans Prado Raposo, conselheiro geral, partilhou algumas informações da administração geral, bem como o desenrolar da primeira grande celebração do Jubileu Dehoniano em Saint-Quentin e Bruxelas. Outro eixo de trabalho foi a comunicação de diversas informações sobre o trabalho dos diferentes comités e comissões da Região (Finanças, Justiça, Paz e Imigração, Vocações, Comunicação e Teologia), etc.
Os Jubilares da Região
Na quarta-feira, os participantes aproveitaram o fim do dia para homenagear os jubilares do ano:
- Pe. John van den Hengel (60 anos de sacerdócio)
- Pe. Richard Woodbury (60 anos de profissão religiosa)
- Ir. Dieudonné Tchouteu e Pe. Johannes Yuliwan Maslim (40 anos de profissão religiosa)
Por fim, nas suas palavras de conclusão, o Superior regional agradeceu aos confrades pela presença e participação ativa, ao Pe. Willyans pela sua presença muito apreciada, bem como ao conferencista e ao intérprete que permitiu que cada um pudesse expressar-se na sua própria língua, e a todos os colaboradores e ao pessoal do Galilee Centre de Arnprior.