O dia 09 de outubro marcou a celebração do Jubileu da Vida Consagrada. Eram mais de 16.000 pessoas, vindas de mais de 100 países diferentes, para celebrar com o Santo Padre a alegria da vida consagrada. Acompanhamos quatro Dehonianos (SCJ) durante esta celebração.
Por ocasião da celebração do Jubileu da Vida Consagrada na Praça de São Pedro, o Papa Leão XIV, em sua homilia, partiu de três verbos tirados do Evangelho (Lc 11, 9) para sublinhar a beleza dos três principais votos religiosos. Trata-se dos verbos “pedir”, “procurar” e “bater”, que se referem respectivamente à pobreza, à obediência e à castidade.
Esta recordação dos pilares fundamentais da vida consagrada permitiu aos mais de 16.000 consagrados reunidos na Praça de São Pedro reacender a beleza do seu compromisso. Entre os participantes desta celebração jubilar, a nossa atenção se voltou para quatro coirmãos Dehonianos (SCJ), vindos respectivamente da Índia, do Brasil, da Espanha e de Moçambique, que aceitaram partilhar a sua experiência pessoal e o sentido renovado da sua vocação.
Pe. Joseph Kasmir, SCJ: Alegria e gratidão na Comunidade
O Pe. Kasmir destaca a alegria e a gratidão que advêm da natureza fraterna e internacional da vida religiosa.
« Para mim, o Jubileu da Vida Consagrada foi um momento de profunda alegria e gratidão ao redescobrir a beleza e a grandeza de pertencer à grande família de milhares de pessoas consagradas. »
Pe. Ângelo José Adão, SCJ: A resposta natural ao Amor 
O Pe. Adão descreve a vida religiosa como uma reação — uma resposta natural e imperiosa à insuficiência de uma existência egocêntrica.
« Para mim, a vida religiosa é uma reação. Quando não é mais possível viver apenas para si, quando o amor dirigido unicamente para si se torna insuportável, e nasce o desejo irresistível de viver para o Senhor, então a vida religiosa é a resposta natural, o eco mais verdadeiro desse chamado interior. »
Pe. Ramon Dominguez, SCJ: Um Dom que se doa
A declaração do Pe. Ramon Dominguez, SCJ, articula-se em torno de dois conceitos principais: a evidência da presença ativa de Deus e a natureza dinâmica da vocação consagrada.
« A diversidade da Vida Consagrada me faz ver que Deus continua a derramar Sua Graça no mundo através de tantos religiosos e religiosas que doam suas vidas espalhando o amor por Deus e pelas pessoas mais necessitadas. Isso me faz viver na alegria, na disponibilidade, na generosidade e na doação de si. É aí que vejo a grande beleza da vida consagrada: é um Dom que se doa. »
Pe. Eugenio Tarua, SCJ: Fraternidade, Internacionalidade e Promessa do Evangelho
O Pe. Tarua fornece de forma concisa dois pilares principais que sustentam o seu compromisso na vida religiosa.
« Em duas frases, eu diria: (1) A vida fraterna e o aspecto internacional da nossa experiência; (2) A alegria de viver a realidade presente da promessa de Jesus: “Todo aquele que tiver deixado… por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna.” (Mt 19, 29). »