12 dezembro 2025
12 dez. 2025

Eventos Relevantes para o Distrito SCJ no Vietnã

O final de novembro de 2025 foi um período histórico e festivo para o Distrito SCJ do Vietnã, marcando tanto uma renovação de identidade quanto o recebimento de novos frutos para a Congregação, o que sublinha seu crescimento desde 2004.

por  SCJ Vietnam

email email whatsapp whatsapp facebook twitter versão para impressão

A presença da Congregação SCJ no Vietnã remonta a 2004, ano em que os primeiros missionários chegaram para proclamar o amor do Sagrado Coração de Jesus. Através de anos de desafios e bênçãos, eles desenvolveram progressivamente o que começou como uma pequena comunidade até torná-lo um Distrito dinâmico de cinco comunidades, firme na fé, ardente na caridade e cheio de esperança para o futuro, sob a providência de Deus e a proteção do Fundador, o Venerável Leão João Dehon.

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, o Distrito do Vietnã marcou um marco significativo em sua história através de dois eventos de grande relevância. Com efeito, durante a celebração da Memória Dehoniana em 26 de novembro, o P. Vincente Nguyễn Văn Định, SCJ, recebeu oficialmente sua nomeação como primeiro Mestre de Noviços vietnamita do Distrito. Este evento, tanto comemorativo quanto festivo, foi seguido no dia seguinte pela ordenação diaconal de cinco jovens Dehonianos na Catedral da Diocese de Phú Cường.

Celebração de 26 de Novembro: Memória Dehoniana e Nomeações

Em 26 de novembro de 2025, na festa em honra aos mártires Dehonianos, o P. Vincente Nguyễn Văn Định, SCJ, recebeu sua nomeação oficial como primeiro Mestre de Noviços vietnamita do Distrito. A Missa solene, presidida pelo P. Vincent Nguyễn Văn Bạt, foi precedida por uma Adoração Eucarística onde cada religioso foi convidado a recordar a coragem de seus predecessores e a renovar sua fidelidade ao carisma dehoniano.

Em sua homilia, o P. Dominic Nguyễn Hữu Lộc recordou as diferentes formas de martírio: o martírio vermelho (pelo derramamento de sangue) e o martírio branco (pela oferta diária de sacrifícios e atos de reparação). Ele convidou a comunidade a seguir essas virtudes para que cada Dehoniano se torne um profeta de amor e um servo da reconciliação. Esta celebração, que também incluiu o anúncio do P. Dominic Nguyễn Văn Lương, SCJ, como novo Ecônomo do Distrito, sublinhou claramente o crescimento institucional e a maturidade do Distrito vietnamita.

Celebração de 27 de Novembro: Ordenação Diaconal

No dia seguinte, 27 de novembro de 2025, a alegria prolongou-se com a celebração da ordenação diaconal de cinco religiosos SCJ. A cerimônia ocorreu em uma atmosfera de profunda devoção e solene recolhimento na Catedral da Diocese de Phú Cường, e foi presidida por Dom Joseph Nguyễn Tấn Tước, Bispo da Diocese.

A ordenação reuniu uma ampla comunidade de sacerdotes, de religiosos(as), de benfeitores e de famílias, manifestando grande apoio. Contou também com a presença do Secretário-Geral, P. Angelo José Adão, SCJ, que conduziu o retiro espiritual dos novos diáconos. Em sua homilia, o Bispo Joseph enfatizou o chamado a uma vida de humilde serviço e caridade, missão própria do diácono, convidando os recém-ordenados a se tornarem sinais vivos do amor de Deus no coração da Igreja. A Congregação expressou sua profunda gratidão por estes “novos frutos” recebidos para a vinha do Senhor e solicitou humildemente as orações dos fiéis pelos diáconos, pela missão e pela perseverança das vocações no Distrito.

Inscreva-se
na nossa newsletter

SUBSCREVA

Siga-nos
nos nossos canais

Dehonians | Sacerdotes do Coração de Jesus
Gabinete de Comunicaçãocomunicazione@dehoniani.org
Tel. +39 328 930 5024
Dehonians | Sacerdotes do Coração de Jesus
Sacerdotes do Coração de JesusCasa Geral
Via del Casale san Pio V, 20
00165 Roma, Italia
Tel. +39.06.660.560
 - 

Inscreva-se
na nossa newsletter

Leia a Política de Privacidade e escreva para