07 novembro 2025
07 nov. 2025

Uma Biografia de Léon Harmel – Um Companheiro de Jornada do P. Dehon

" Léon Harmel – L’origine catholique de la paix sociale dans le monde contemporain " é o título de um livro recentemente publicado pela editora Salvator, escrito por Émeric Saucourt-Harmel, um descendente direto de Léon Harmel e uma pessoa próxima dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ).

por  Stefan Tertünte, SCJ

email email whatsapp whatsapp facebook twitter versão para impressão

Léon Harmel (1829-1915) foi um dos mais importantes companheiros de jornada de Léon Dehon. Isto se aplica tanto ao projeto de uma fábrica cristã em Val-des-Bois, perto de Reims, incluindo a participação dos Sacerdotes do Sagrado Coração, quanto ao seu compromisso comum na Democracia Cristã e na Ordem Terceira Franciscana. Os dois homens também estavam unidos por um relacionamento pessoal com Cristo, marcado pela devoção ao Sagrado Coração.

Émeric Saucourt-Harmel publicou agora uma biografia pela editora Salvator, intitulada “Léon Harmel – L’origine catholique de la paix sociale dans le monde contemporain”. O autor é um descendente direto de Léon Harmel e está ligado aos Sacerdotes do Sagrado Coração por numerosos contactos, nomeadamente com o P. André Perroux scj, conhecido há muitos anos. Saucourt-Harmel deseja traçar um retrato de Léon Harmel que integre seus aspetos mais variados, explicando assim claramente porque economistas, empresários, sindicalistas, bem como teólogos, se interessam por ele hoje.

Portanto, não é surpreendente que Dehon seja frequentemente citado, por vezes em longas passagens. Os dois Léons se conhecem desde 1873, e em 1887, Dehon aceitou enviar Sacerdotes do Sagrado Coração para serem capelães no projeto da fábrica cristã de Harmel em Val-des-Bois: “Seguir-se-á uma cooperação frutuosa, em perfeita confiança, o início de uma amizade que durará toda a vida” (p. 91).

Nós, Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, podemos, portanto, alegrar-nos com esta obra. Conhecer melhor um tal companheiro de jornada do P. Dehon é também conhecer melhor o próprio Dehon.

Émeric Saucourt-Harmel, Léon Harmel – L’origine catholique de la paix sociale dans le monde contemporain, Éditions Salvator 2025.

Inscreva-se
na nossa newsletter

SUBSCREVA

Siga-nos
nos nossos canais

Dehonians | Sacerdotes do Coração de Jesus
Gabinete de Comunicaçãocomunicazione@dehoniani.org
Tel. +39 328 930 5024
Dehonians | Sacerdotes do Coração de Jesus
Sacerdotes do Coração de JesusCasa Geral
Via del Casale san Pio V, 20
00165 Roma, Italia
Tel. +39.06.660.560
 - 

Inscreva-se
na nossa newsletter

Leia a Política de Privacidade e escreva para