No dia 13 de dezembro de 2025, o Diácono Leonardo Jacomelli, SCJ, da Província Brasileira Meridional (BRM), foi ordenado sacerdote em Ituporanga. A ordenação foi seguida da Primeira Missa, no dia seguinte, na igreja Matriz da Paróquia Santo Estêvão.
A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e a comunidade de fiéis se uniram neste sábado, 13 de dezembro, na igreja Matriz da Paróquia Santo Estevão, em Ituporanga (SC), para a Ordenação Sacerdotal do Diác. Leonardo Jacomelli, SCJ. A celebração foi presidida por D. Onécimo Alberton, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, que, pela imposição das mãos e oração consecratória, conferiu-lhe o segundo grau do sacramento da Ordem.
Ordenado sacerdote, P. Leonardo passa a integrar o presbitério da Igreja, assumindo de modo pleno o ministério da Palavra, da Eucaristia e da reconciliação. A celebração contou com a presença de sacerdotes, diáconos, religiosos, familiares e fiéis vindos de diversas comunidades.
Com o lema “O amor de Cristo nos impele” (2Cor 5,14), o novo sacerdote expressa a espiritualidade que marca sua caminhada vocacional e que passa a orientar seu ministério presbiteral, inspirado no carisma dehoniano do Sagrado Coração de Jesus.
Durante a celebração, um dos momentos mais significativos foi a prostração do ordenando, seguida da Ladainha de Todos os Santos, gesto que expressa total entrega a Deus e comunhão com a Igreja celeste. Na sequência, a imposição das mãos pelo bispo e pelos presbíteros presentes e a oração consecratória marcaram o rito essencial da ordenação. Diác. Leonardo recebeu a estola e a casula, foi ungido nas mãos e recebeu o pão e o vinho, sinais do ministério que passa a exercer.
Pastores no Coração de Cristo
Em sua homilia, D. Onécimo exortou o novo sacerdote a contemplar sempre o Coração Sacerdotal de Jesus, fonte das virtudes, dos deveres e da plenitude do ministério presbiteral, vivido à imagem de Cristo pobre, casto e obediente . Recordou ainda que o sacerdócio é chamado a ser expressão de entrega e amor ao povo de Deus.
O bispo também destacou a importância da proximidade com Deus, com o bispo, com o presbitério, com os confrades e com o povo, sublinhando que a Igreja espera pastores no estilo de Jesus , marcados pela compaixão, pela ternura e pela coragem de cuidar das feridas do mundo. Ao final, confiou o ministério do novo sacerdote à intercessão de Maria, pedindo que ela o conduza à plena disponibilidade para fazer tudo o que Cristo disser.
O Superior Provincial da Província Brasileira Meridional (BRM), P. Sildo César da Costa, SCJ, desejou ao neossacerdote um ministério vivido com alegria, fidelidade e profunda comunhão com o Coração de Jesus. Recomendou que cultive a vida comunitária e a oração pessoal, mantendo disponibilidade para servir, especialmente os mais pobres e feridos, e que seja sempre um canal da graça do Senhor, tendo no Coração de Jesus seu consolo, sua graça e sua esperança.
Primeiras palavras do novo sacerdote
Ao final da celebração, P. Leonardo agradeceu a Deus pelo dom da vocação, à família, à Congregação SCJ e a todas as pessoas e comunidades que rezaram e caminharam com ele ao longo de sua formação.
Em suas palavras, louvou e bendisse ao Sacratíssimo Coração de Jesus, afirmando ter sido olhado com misericórdia e escolhido apesar de suas fragilidades. Recordou que, neste Ano Jubilar, foi consagrado para servir à Igreja em vista da instauração do Reino de Deus.
O neossacerdote destacou que toda a sua caminhada vocacional foi sustentada pelo amor de Cristo, desde a decisão de deixar a faculdade e ingressar no seminário, em 2014, até os desafios, provações e missões vividos ao longo dos 12 anos de formação. “O que me trouxe até aqui foi o amor do Coração de Jesus”, afirmou, acrescentando que é esse mesmo amor que agora o envia à missão sacerdotal de santificar, ensinar e conduzir os fiéis ao Coração de Cristo.
Perfil
Natural de Ituporanga (SC), da Paróquia Santo Estêvão (Diocese de Rio do Sul), atendida pela Ordem Franciscana, P. Leonardo Jacomelli iniciou sua caminhada vocacional ainda jovem, atuando como catequista aos 15 anos. Após iniciar a graduação em Arquitetura e Urbanismo, decidiu ingressar no seminário, motivado pelo discernimento vocacional e pela experiência da JMJ Rio 2013.
Entrou na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) em 2014, passando pelas etapas do propedêutico (Rio Negrinho), discipulado e Filosofia (Brusque), postulantado (Barretos/SP), noviciado (Jaraguá do Sul) e tirocínio pastoral (Rio Negrinho e Rio do Sul). Posteriormente, iniciou a etapa da configuração, em Taubaté (SP), onde cursou Teologia, completando os 12 anos de formação inicial. Como diácono, exerceu seu ministério especialmente no Instituto Meninos de São Judas Tadeu, em São Paulo.













