29 junho 2021
29 jun. 2021

Nós e os migrantes

Os dehonianos do sul italiano têm sido abertos ao acolhimento de migrantes há vários anos. Histórias de boas-vindas antes e durante a pandemia

por  Rocco Conte
Presenza cristiana

email email whatsapp whatsapp facebook twitter versão para impressão

Tunde o padeiro

Tunde é um padeiro em Turim. Ele está há mais de três anos em nosso centro de recepção para cidadãos estrangeiros em busca de proteção internacional. Ele gostaria de ter sido um jogador de futebol profissional – e ele era bom nisso – mas a responsabilidade de ser um homem de família o levou a aprender imediatamente um trabalho subutilizado, a fim de encontrar um emprego o mais rápido possível. Em nosso centro ele cozinhava para todos; ele era cuidadoso e respeitoso com as regras de higiene que tinha aprendido durante um curso no qual o inscrevemos. Nós o propusemos como assistente de cozinha em um restaurante em Sorrento, mas ele logo se fez notar por sua grande vontade de aprender e se mudou para a padaria da mesma empresa. Sim, porque para ser padeiro você tem que trabalhar à noite e nem todos estão dispostos a fazer tal sacrifício. Agora, em Turim, ele é o gerente de laboratório de uma padaria. Antonio, seu filho, nasceu em outubro de 2014, poucos dias após o início de nossa atividade de hospedagem. Ele leva o nome de um dos trabalhadores do centro ao qual os convidados eram particularmente afeiçoados. Ele foi batizado na capela do Centro de Apostolado “P. Dehon”, na Rua Marechiaro em Nápoles; o mesmo centro que a Congregação Dehoniana disponibilizou para o acolhimento de migrantes, administrado pelo Grupo Leigos do Terceiro Mundo.

Conventos Abertos

Naquela época, o Papa Francisco recomendou que todos os religiosos abrissem suas casas para ajudar a “acolher” aquelas multidões que povoavam “o êxodo africano”. Eles desembarcaram às centenas de milhares e nunca houve espaço suficiente para abrigá-los. Entre 2015 e 2018, houve entre 170.000 e quase 200.000 chegadas a cada ano.

Foi uma boa experiência. Nos deu a oportunidade de praticar a caridade, mas também nos enriqueceu e nos tornou melhores. Isso nos deu a oportunidade de conhecer tantas pessoas que, ao contrário da imagem estereotipada dos estrangeiros, nos fez participar da extrema pobreza da qual eles estavam fugindo, das atrocidades que sofreram no caminho para a Itália, das muitas injustiças que ocorreram diante de nossos olhos por causa de preconceitos mesquinhos e injustificados.

A história de Tereza e Ibrahim

Tereza foi para a Alemanha e faz entregas ao domicílio para uma empresa multinacional: ela é uma “amazona”. Ela ganha pouco e trabalha muito, mas é feliz porque pode levar uma vida honesta e digna, longe das dificuldades pelas quais ela perdeu seu filho na África. Ao sair, ela deixou um bilhete de despedida e agradecimento aos operadores do centro de recepção. Ele ainda está preso ao quadro de avisos. Ninguém tem coragem de removê-lo. Ela tiraria uma lágrima até mesmo do homem mais carrancudo.

Ibrahim vem de Serra Leoa e foi responsável pela limpeza das áreas comuns do centro de recepção. Um lenço deixado no chão era suficiente para deixá-lo em fúria, ele agarrava sua vassoura e sua pá e fazia um sermão à primeira pessoa que estivesse ao seu alcance. Ele tem catarata nos dois olhos, que se degeneraram rapidamente ao longo de 2020, apesar de sua pouca idade. Ele é um hóspede em outro abrigo, mas continua a vir até nós para receber atendimento médico. E nós, fiéis à nossa missão, o ajudaremos até que o problema seja resolvido por meio de uma cirurgia.

Nosso trabalho continua

A partir de 2019, por várias razões referentes a acordos internacionais e ao fechamento das fronteiras, houve uma diminuição drástica dos desembarques na costa italiana e, portanto, não são mais necessários muitos centros de recepção. As chegadas estão bem abaixo de 10.000 por ano e as instalações governamentais podem facilmente absorvê-las em condições decentes.

Por essa razão, no final de 2020, após seis anos de serviço de acolhida, decidimos pôr fim a este compromisso, percebido como uma obrigação humanitária e uma responsabilidade moral para com tantos jovens e crianças que nos foram confiados e a quem iniciamos rumo a um futuro digno.

Mas nosso trabalho continua. Nossos missionários, com os muitos voluntários, permanecem comprometidos entre os “últimos” desses países pobres ainda vítimas de desequilíbrios existenciais, devido à má distribuição da riqueza e à dificuldade de acesso aos serviços primários, como alimentação e saúde. São desigualdades pelas quais Papa Francisco continua apelando aos “grandes” da terra, às organizações internacionais e às pessoas de boa vontade.

Desigualdade como uma doença social

O Santo Padre, numa audiência geral em agosto de 2020, foi muito duro: “…os sintomas de desigualdade revelam uma doença social; é um vírus que vem de uma economia doente. É fruto de um crescimento econômico desigual, que desrespeita os valores humanos fundamentais. No mundo de hoje, poucos ricos possuem mais do que o resto da humanidade. É uma injustiça que clama ao céu”!

Na Santa Missa do sétimo aniversário de sua visita a Lampedusa em 2013, o Santo Padre a dedicou aos migrantes e citou um versículo do Evangelho para resumir suas solicitações: “O que quer que tenhais feito a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”.

Europe is distant – An African child looks at the sea that separates it from Europe

Fontes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) dizem que cerca de 50.000 migrantes ainda estão presos na Líbia. Oitenta por cento das quais são pessoas que fugiram dos horrores das guerras no Sudão, na Síria e na Eritréia. A Anistia Internacional relata graves violações dos direitos humanos e abusos de todo tipo que não são difíceis de imaginar. Tudo isso foi confirmado pelos hóspedes do centro de recepção dos Padres Dehonianos na Rua Marechiaro em Nápoles, com histórias chocantes das quais foram testemunhas e vítimas com feridas no corpo e na alma; mas felizmente eles conseguiram superar aquele grande cemitério que se tornou o Mediterrâneo.

Se pensarmos nisso, a Líbia pode parecer muito distante, além de nosso alcance, além do compromisso de cada um de nós para com esses “irmãozinhos”. Seria simplista demais para nos absolvermos da responsabilidade por isso. Esses irmãos e irmãs menores também estão entre nós, em nossas cidades, em nossos bairros, ao longo do caminho de nossa existência. Podemos desviar o olhar, ou fingir não saber, ou justificar nossa falta de interesse por causa de nossos problemas, mas eles também estão entre nós.

Grupo Leigos do Terceiro Mundo

Durante anos, o Grupo Leigos do Terceiro Mundo tem se comprometido com a integração de migrantes na região da Campânia. Nas escolas de Nápoles, tem-se ajudado as crianças com apoio didático, especialmente para superar as dificuldades linguísticas por causa das quais elas correm o risco de falhar na escola.

Normalmente as crianças, mesmo os recém-chegados, aprendem a língua rapidamente, socializando com seus contemporâneos, mas no último ano tem sido mais difícil. Seus colegas, nas melhores condições, só os conheceram através do ensino à distância: uma tela que encurta apenas parcialmente a distância social.

A pandemia tem negado todas as oportunidades de construir amizades e espaços de jogo no grupo de amigos. Muitas crianças, especialmente entre os imigrantes, se viram isoladas e, portanto, excluídas da possibilidade de participar das atividades escolares devido à falta de dispositivos eletrônicos. Isto, por enquanto, é também a pobreza que causa desigualdades e exclusões. A associação, portanto, se mobilizou para fornecer tablets às crianças mais necessitadas, àquelas que haviam desaparecido da escola por não conseguirem se conectar durante a pandemia. Eles são também os irmãos mais novos.

Presenza Cristiana é uma revista de informação e de cultura religiosa. Dirige-se à inteligência e ao coração, sem distinção. Caracteriza-se por um profundo respeito por cada um, respondendo às suas exigências e estimulando a curiosidade. Pertence à Província da Itália do Sul.

Inscreva-se
na nossa newsletter

SUBSCREVA

Siga-nos
nos nossos canais

 - 

Inscreva-se
na nossa newsletter

Leia a Política de Privacidade e escreva para