24 November 2015
24 Nov 2015

Governo Geral aprova os Estatutos da Comissão Teológica da América Latina

by  João Carlos Almeida, scj

email email whatsapp whatsapp facebook twitter Printable version

COM-TEOL-america latina2

En outubro o Governo Geral aprovou os Estatutos da Comissão Teológica Dehoniana da América Latina (CTDAL). Foi o ponto de chegada de um longo percurso para concretizar o pedido feito pelo 22º Capítulo Geral (2009) de promover o aprofundamento teológico da espiritualidade dehoniana: “O Capítulo convida cada Entidade a constituir comissões, centros ou grupos de pesquisa em nível local que promovam o estudo e a divulgação da vida das obras de padre Dehon, da espiritualidade em vista do serviço apostólico” (Mensagem Final nº 2).

Uma primeira iniciativa neste sentido foi o Seminário Missio Cordis que aconteceu em Brusque (Brasil) nos dias 07 a 13 de abril de 2010. A reflexão foi marcante e reuniu boa parte dos teólogos da América Latina.

Em 2011 aconteceram seis reuniões reflexivas e programáticas. Foi elaborado, por exemplo, o roteiro e conteúdo do encontro de superiores locais que aconteceria no Paraguai de 18-26 de abril de 2012. Este ano começou com a primeira reunião presencial da comissão de 23 a 26 de janeiro e Taubaté, com a presença do conselheiro geral Pe. Cláudio Weber, e continuou com a reunião virtual todos os meses, além do encontro presencial no Paraguai.

Nos dias 25 a 27 de janeiro de 2013 a comissão reuniu-se de modo presencial em São Paulo, com a presença do coordenador da Comissão Teológica Europeia, Pe. Fernando Rodríguez Garrapucho. Foi um encontro muito frutuoso que preparou toda a logística e indicações de conteúdo para o Seminário Anthropologia Cordis. Representou também um ensaio de diálogo teológico entre Europa e América Latina tendo como campo comum o carisma dehoniano.

Em 2014 iniciamos o ano com a realização do Seminário Anthropologia Cordis nos dias 02 a 07 de fevereiro, na Faculdade Dehoniana. O evento foi promovido pelo Governo Geral em continuidade com Theologia Cordis (Portugal-2008) e Missio Cordis (Brusque-SC-2010). Estiveram presentes 50 partipantes..

O ano de 2015 começou com a reunião presencial, em São Paulo, nos dias 16 a 19 de janeiro. Além de fazer a programação do ano e partilhar textos preparatórios para o Capítulo Geral, especialmente sobre misericórdia, comunidade e opção preferencial pelos pobres, fizemos grande esforço para elaborar o Estatuto da Comissão Teológica Dehoniana (CTDAL) a partir da proposta feita pela Comissão Teológica Internacional. Este trabalho se prolongou nas reuniões virtuais mensais e chegamos a um texto final do estatuto que foi apresentado aos superiores das entidades da América Latina durante o Capítulo Geral.

Com a aprovação dos estatutos pelo Governo Geral termina a fase informal e ad experimentum da CTDAL e começa a fase de organismo permanente de assessoria e reflexão teológica continental, na América Latina.

Subscribe
to our newsletter

SUBSCRIBE

Follow us
on our official channels

 - 

Subscribe
to our newsletter

Read the Privacy Policy and write to